Coaching Executivo e de Liderança

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Com o crescimento da área do Coaching, importa resumir e explicar os tipos mais comuns de Coaching, iremos focar-nos no Coaching Executivo e de Liderança.

O coaching pode ser visto como um processo de desenvolvimento humano que envolve interação e uso de estratégias, ferramentas e técnicas adequadas para promover mudanças desejáveis e sustentáveis para o benefício do coachee e potencialmente para outras partes interessadas. A sua popularidade é indiscutível e, em todos os setores económicos, um número crescente de organizações estão a contratar especialistas em Coaching para apoiar os seus funcionários em diferentes estágios das suas carreiras.

O coaching é, portanto, reconhecido como um veículo poderoso para aumentar o desempenho, alcançando resultados e otimização da eficácia pessoal. Porque provou ser tão eficaz, muitas empresas e departamentos governamentais investem em coaching interno e externo para os seus colaboradores. O trabalho de Coaches independentes está a florescer, permitindo que os clientes realizem os seus objetivos, tanto profissionalmente como pessoalmente. À medida que a área do coaching se desenvolveu, os modelos de coaching existentes começaram a ser aplicados em contextos mais amplos, usados com diversos grupos de clientes e começaram a multiplicar-se.

Com o crescimento da área do Coaching, importa resumir e explicar os tipos mais comuns de Coaching, iremos focar-nos no Coaching Executivo e de Liderança.

Coaching Executivo e de liderança

No Coaching Executivo e de Liderança, geralmente trabalhamos com uma população de gestores que já conseguiram alcançar um sucesso relativo nas suas carreiras, mas cujo desenvolvimento futuro exige que mudem de perspetiva; por exemplo, para aumentar a sua competência técnica através de uma visão mais estratégica, ou para medir o seu estilo de liderança dirigente com maior consciência política ou melhorar as seus skills de influência.

Normalmente, o Coaching Executivo e de Liderança envolve um mix de Coaching de Competências, Performance e Desenvolvimento e geralmente prossegue como a maioria do Coaching focado em soluções. Ao contrário de outras áreas de Coaching focado em soluções (Solutions Focused Coaching ou SF Coaching) o Coaching Executivo envolve frequentemente a identificação de um modelo personalizado e coerente de liderança e de competências que o sustentem.

Uma segunda área de diferença é que líderes e executivos apresentam-se frequentemente no Coaching com objetivos que, para serem alcançados, carecem da mudança de comportamentos de outros. No entanto, uma suposição básica na abordagem SF é que essa mudança não é algo que possamos determinar para outros. Quando um cliente tem uma forte necessidade em mudar o comportamento de outra pessoa, a abordagem SF exige o questionamento daquilo que auxilia o cliente ao tornar a sua visão da situação explícita e tangível, explorando visões alternativas e identificando o que o cliente pode fazer para influenciar uma mudança autodirigida na outra pessoa, ao invés de repetir estratégias passadas e inúteis, como simplesmente insistir que outra pessoa mude.

Como em todos os Coachings focados em soluções, é importante a identificação clara do resultado desejado. Similarmente, identificando intenções positivas e fornecendo suporte para tentar encontrar novas formas de ver e negociar a situação. O Coach pode usar uma série de técnicas para ajudar o cliente a concentrar-se no que é capaz e o que funciona. Por exemplo, o Coach pode perguntar ao cliente para recordar conversas que pareciam ser efetivas para ajudar a pessoa alvo a modificar o seu comportamento, ou perguntar ao cliente sobre o que poderia acontecer com a pessoa alvo, e como o cliente pode verificar isso. Incentivar o cliente a experimentar diferentes tipos de conversas de mudança com a pessoa alvo muitas vezes leva a resultados bem-sucedidos.